domingo, 17 de maio de 2009


Quis relembrar hoje, aquela que foi a música que eu mais amei e mais amo até hoje.
É uma música antiga... mais antiga do que eu (rsss...) mas certamente intemporal.

Eu que fiz parte da geração desencantada e da inocência perdida, relembro alguns dos seus versos, não conseguindo ainda hoje, evitar alguns arrepios ao ouvi-la "You can't always get what you want, but if you try sometimes you might find you get what you need..."

Esse apex de criatividade foi protagonizado e perpetuado pelos Stones.
Ao longo dos anos, eles foram capazes de encantar várias gerações, mas acredito que o momento que mais eternizou esse brilhante instante criativo, foi protagonizado por Lawrence Kasdan no filme memorável "The Big Chill" ("Os amigos de Alex").

Essa música serviu como tema de fundo nesse filme carismático sobre a perda da inocência da era hippie e o começo da era yuppi, mais egoísta e virada para valores exactamente contrários ao da geração anterior.

Tudo gira em função do suicídio de Alex. Kasdan dá a entender que o terá feito devido à sua inadaptação e insatisfação perante a realidade em que ele vivia... ou seja, um mundo demasiado materialista, onde já não havia lugar para a tal inocência.

Sempre que ouço essa música, continuo a acreditar nesse mundo impossível de Alex... sem ódio, sem rancor, sem morte, sem capitalismo, sem diferenças sociais nem raciais, sem armas, onde o amor ao próximo ainda é possível.

Continuo a acreditar, apesar de viver numa sociedade que diz que não... que isso é uma utopia, que isso não existe, que isso é coisa de gente de uma geração perdida, que fumava charros e andava de terra em terra, que escrevia poesia e temas musicais eternos... um bando de sonhadores...

"You can't always get what you want..."

Sem comentários:

Enviar um comentário